Robert Kiyosaki voltou a celebrar o bom desempenho do bitcoin (BTC). O escritor recorreu ao X para festejar a alta de US$11.000 em 5 dias do BTC, agradecendo à criptomoeda por “chutar o traseiro do dólar americano falso”, como ele mesmo descreveu.
Além de elogiar o Bitcoin por “trazer integridade de volta ao dinheiro”, Kiyosaki aproveitou a oportunidade para reiterar suas críticas ao sistema monetário atual.
O autor é um crítico ferrenho do sistema criado pelo abandono do acordo de Bretton Woods em 1971, que encerrou a prática de lastrear moedas nacionais em ativos tangíveis como ouro. Ele, assim como outros críticos, considera o dinheiro emitido sob o sistema atual como falso.
Por outro lado, o Bitcoin é visto como uma opção superior pelos críticos do sistema pós-Bretton Woods.
Independentemente do debate sobre o uso da cripto como uma forma melhor de dinheiro, que só poderá ser verdadeiramente provado com uma adoção mais ampla, é indiscutível que ela tem apresentado um desempenho excepcional nos últimos meses.
Em 2023, o BTC já havia entrado em um rali no último trimestre, acumulando um ganho de 164,79% em 52 semanas.
Em 2024, o desempenho continuou positivo, com uma valorização de 41,66%.
No entanto, o movimento mais impressionante ocorreu no final de fevereiro. Nesse período, o bitcoin disparou mais de US$10.000, um aumento de 21,34% em apenas 5 dias.