Robert Kiyosaki, conhecido por seu livro Pai Rico, Pai Pobre, fez uma previsão sombria para o setor bancário, advertindo seus 2,4 milhões de seguidores no Twitter que a crise financeira ainda não acabou. Segundo ele, o futuro do credor hipotecário LoanDepot, com sede na Califórnia, parece particularmente precário, ao ponto de estar à beira do colapso.
Apesar de ter cortado 6.100 empregos, a LoanDepot perdeu uma quantia alarmante de $610,40 milhões no último ano. No entanto, Kiyosaki sugere que a instabilidade financeira não se limita apenas ao LoanDepot. O autor e educador financeiro prevê que muitos outros bancos ainda estão sob pressão intensa.
Kiyosaki expressou seus pensamentos sobre a situação atual do setor, twittando:
“Há mais bancos a ponto de falir. Há rumores de que a Loan Depot, uma gigante do mercado hipotecário, está por um fio. Bancos regionais e empresas de hipotecas estão entrando em colapso. Por favor, seja cauteloso. Não acredite cegamente no que o presidente Biden, o presidente do Fed Powell ou a secretária do Tesouro Yellen dizem. Pense por si mesmo.”
No passado recente, Kiyosaki já havia sinalizado a possibilidade de um desastre iminente no mercado imobiliário. De acordo com o autor, a iminente crise imobiliária será muito mais grave do que o colapso do mercado imobiliário vivenciado em 2008.
Para se preparar para o que ele acredita ser uma catástrofe financeira iminente, Kiyosaki recomenda a acumulação de metais preciosos e Bitcoin (BTC). Ele observa:
“O maior crash imobiliário de todos os tempos está a caminho. 2008 foi a Grande Crise Financeira (GFC). 2023 fará a GFC de 2008 parecer brincadeira de criança. Em 2019, as torres de escritórios em San Francisco estavam em alta. Em 2023, esses mesmos edifícios perderão 70% do seu valor. Como as cidades vão lidar com edifícios de escritórios vazios? Possivelmente se tornarão abrigos para sem-teto. Invista em ouro, prata e Bitcoin.”