A Safemoon, uma exchange de finanças descentralizadas (DeFi) baseada na BNB Chain, foi alvo de um ataque hacker que resultou na perda de US$ 8,9 milhões em criptoativos. Segundo a empresa de segurança Peckshield, o roubo a uma falha de segurança presente na atualização mais recente da plataforma.
A vulnerabilidade estava na função de queima, que continha um bug explorado pelo hacker para comprometer e drenar o pool de liquidez da Safemoon, totalizando quase US$ 9 milhões. O desenvolvedor DeFi Mark, especialista em Web3, acrescentou que o invasor se aproveitou dessa falha para retirar os tokens SafeMoon (SFM) do pool, elevando artificialmente o preço do ativo.
O hacker aproveitou a alta no preço dos tokens e os vendeu por um valor inflacionado. De acordo com DeFi Mark, “o invasor conseguiu vender SFM neste pool de liquidez a um preço exorbitante na mesma transação, esgotando assim o WBNB restante no pool de liquidez.”
A equipe responsável pelo projeto Safemoon confirmou o ocorrido em um tweet na noite da última terça-feira (28), admitindo que o pool de liquidez foi comprometido. Embora não tenham fornecido mais informações sobre o ataque, a Safemoon garantiu que está tomando providências para solucionar o problema o mais breve possível.
Polêmicas do Safemoon
O Safemoon é um protocolo DeFi voltado à comunidade, que possui um token deflacionário de utilidade, o SFM, operando com o padrão BEP-20 na BNB Chain. Lançado no primeiro trimestre de 2021, o projeto oferece recursos como recompensas estáticas, aquisição de pool de liquidez e estratégia de queima. Personalidades famosas como Jake Paul e Soulja Boy já endossaram o projeto anteriormente.
Entretanto, o Safemoon tem enfrentado controvérsias e problemas legais recentemente. Um processo em fevereiro de 2022 acusou celebridades como Nick Carter, Soulja Boy, Lil Yachty e os YouTubers Jake Paul e Ben Phillips de enganar investidores ao promover a compra de tokens SafeMoon (SFM) com promessas de lucros irreais, imitando esquemas de Ponzi. Essas alegações levantaram preocupações sobre a legitimidade do projeto e geraram desconfiança entre os investidores.
A despeito das polêmicas envolvendo o Safemoon, o ataque hacker expôs a necessidade de aprimoramento na segurança das plataformas de finanças descentralizadas. Os usuários e investidores do ecossistema cripto devem estar cada vez mais atentos aos riscos associados a esses projetos e sempre buscar informações atualizadas antes de realizar investimentos.