Os defensores do Bitcoin mais uma vez lançaram sua campanha anual para que Satoshi Nakamoto – o suposto criador do Bitcoin – seja nomeado o ganhador do Prêmio Nobel de Ciências Econômicas.
Em 10 de outubro, a Real Academia Sueca de Ciências concedeu o prêmio a Ben Bernanke, ex-presidente do Federal Reserve dos EUA e atual membro do grupo de pesquisa Brookings Institute; Douglas Diamond da Universidade de Chicago; e Philip Dybvig, da Universidade de St. Louis, pela “pesquisa sobre bancos e crises financeiras”.
Nobel para Satoshi
O usuário do Twitter Lucho Poletti descreveu o caso de Nakamoto no início da semana. “Em 2008: Bernanke imprimiu dinheiro para resgatar bancos que proliferaram uma bolha de dívida subprime que causou uma crise financeira global. Satoshi criou o Bitcoin, um sistema monetário que dá liberdade econômica a todos os humanos por meio da separação entre dinheiro e estado. Satoshi merece um Prêmio Nobel”
O coro foi acompanhado por alguns indivíduos de alto perfil, como o famoso podcaster e cientista da computação Lex Fridman, que por sua vez foi retuitado pelo ex-diretor executivo da MicroStrategy e conhecido defensor do Bitcoin, Michael Saylor.
Outros adotaram uma abordagem diferente, como Samson Mow, diretor de estratégia da Blockstream, que respondeu: “Não, Satoshi não deveria ganhar o Prêmio Nobel porque é uma construção fiduciária usada para sustentar o sistema financeiro legado. Se você quiser homenagear Satoshi, execute um nó Bitcoin.”