A SEC dos Estados Unidos apresentou acusações de fraude e oferta ilegal de valores mobiliários contra os fundadores do HyperFund, um esquema que movimentou cerca de US$1,7 bilhão.
Xue Lee (também conhecido como Sam Lee) e Brenda Chunga (apelidada de Bitcoin Beautee) captaram mais de US$1,7 bilhão de investidores em todo o mundo entre junho de 2020 e o início de 2022, de acordo com o comunicado da SEC.
A dupla promoveu o HyperFund como uma oportunidade lucrativa para investir em operações de mineração de criptomoedas. No entanto, a Comissão alega que se tratava, na verdade, de um esquema Ponzi sem nenhuma fonte real de renda.
“Este caso demonstra novamente como a falta de conformidade no espaço cripto facilita esquemas onde os promotores lucram com a promessa de dinheiro fácil sem fornecer as divulgações detalhadas de proteção ao investidor exigidas pelas disposições de registro das leis federais de valores mobiliários”, afirmou Gurbir S. Grewal, diretor da divisão de fiscalização da SEC.
A agência reguladora entrou com uma ação no tribunal distrital federal do Distrito de Maryland acusando Lee e Chunga de violar as disposições antifraude e de registro das leis federais de valores mobiliários. O Ministério Público dos EUA para o Distrito de Maryland também apresentou uma queixa criminal contra a dupla.
Cabe destacar que Chunga já se declarou culpada de conspiração para cometer fraude em valores mobiliários e fraude eletrônica. Ela aceitou as acusações contra si e disse estar disposta a pagar indenizações e multas civis, cujo valor será determinado pelo tribunal.