A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) revelará hoje sua posição sobre o ARK 21Shares Bitcoin ETF. Originalmente prevista para 13 de agosto, a data foi reajustada, uma vez que coincidia com um domingo. James Seyffart, especialista no assunto, antecipa que o anúncio pode ocorrer após o encerramento do mercado e sugere a possibilidade de um atraso.
Instituições renomadas no setor financeiro, como BlackRock, Bitwise, Van Eck e Wisdomtree, têm seus olhos fixados na aprovação de seus respectivos ETFs de Bitcoin. ARK 21Shares tem um diferencial, pois seu prazo é anterior ao de muitos concorrentes, o que poderia lhe conferir um ponto de partida vantajoso.
No entanto, não é certo que a jornada para o aval desses ETFs será tranquila. Existem inquietações ligadas a práticas de mercado, salvaguardas para os investidores e questões de liquidez que podem afetar as decisões da SEC. Alguns ETFs propostos podem até encontrar barreiras insuperáveis para sua aprovação.
Ao explorar o mundo dos ETFs, é impossível não mencionar um dado impressionante destacado por Eric Balchunas: entre os ETFs de melhor desempenho deste ano, todos estão vinculados ao universo das moedas digitais, com $WGMI surpreendendo com um crescimento de +227%.
Quanto ao volume de negociações de ETFs relacionados a moedas digitais, a América do Norte é responsável por 98%. E, conforme Balchunas, a predominância norte-americana pode se aproximar de 99,5% com a introdução de novos ETFs no país.