A SEC exigiu uma multa de US$2 bilhões da Ripple Labs, desenvolvedora do XRP. Essa informação foi divulgada pelo próprio CEO da empresa, Brad Garlinghouse, e pelo diretor jurídico, Stuart Alderoty, através das redes sociais.
Segundo Alderoty, a Comissão entrará com um pedido formal solicitando a multa ao juiz responsável pelo caso.
O executivo da Ripple criticou a postura do regulador, afirmando que a SEC “opera com declarações falsas, mal definidas e projetadas para enganar“.
Já Garlinghouse foi ainda mais incisivo em suas críticas, acusando a agência reguladora de “agir fora da lei” e de “perseguir e intimidar a Ripple e a indústria de criptomoedas em geral“.
O CEO da Ripple citou decisões judiciais anteriores contra a SEC, onde o órgão foi acusado de “abuso grosseiro da autoridade” e de “falta de fidelidade à lei“.
“A SEC planeja pedir ao juiz US$2 bilhões em um caso que não contém nenhuma alegação (muito menos descobertas) de fraude ou imprudência. Continuaremos a expor a SEC pelo que ela é quando respondermos a isso”, disse Garlinghouse.
Chris Larsen, cofundador da Ripple, também se manifestou, afirmando que o “equilíbrio da SEC, sob o comando de Gensler, foi rompido“.
Larsen critica a postura do órgão regulador, que, segundo ele, se considera “acima da lei” e “atrasa os EUA em relação a outros países do G20“.