No último domingo, um rumor de que Gary Gensler, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), havia renunciado ao seu cargo ganhou força nas redes sociais. Rapidamente, a jornalista da Fox Business, Eleanor Terrett, e o correspondente sênior da Fox, Charles Gasparino, se apressaram em desmentir essa notícia, confirmada pela própria SEC.
O boato começou com uma publicação do site cryptoalert.com. O portal, recém-criado em maio de 2023, trouxe a alegação de que Gensler havia se demitido “após uma investigação interna”, citando “fontes anônimas”. O rumor se espalhou rapidamente entre a comunidade cripto no Twitter, apesar do ceticismo de algumas figuras proeminentes, como o advogado pró-XRP John Deaton.
No entanto, ao examinar a história do site cryptoalert.com, ele havia publicado menos de 20 artigos desde o seu lançamento e o perfil no Twitter associado só havia feito sete postagens desde a sua criação em junho de 2023. Além disso, foi revelado que o site usa imagens de bancos de imagens para representar sua equipe.
O site já havia publicado uma informação não verificada antes, sobre a Ripple planejando recomprar 10 bilhões de tokens XRP, fato que foi negado pelo CTO da empresa de pagamentos criptográficos, David Schwartz.
Por mais que o rumor fosse falso, é interessante observar que a notícia da suposta renúncia de Gensler foi bem recebida por muitos na comunidade cripto. Sob a gestão de Gensler, a SEC foi criticada por sua abordagem regulatória no setor cripto, tendo classificado diversas moedas digitais como valores mobiliários e iniciado ações legais contra grandes players do mercado, como Coinbase e Binance.
Esse contexto de críticas levou os legisladores americanos Warren Davidson e Tom Emmer a proporem um projeto de lei em junho para reestruturar a Comissão e destituir Gensler do cargo de presidente. Contudo, por enquanto, o boato da renúncia permanece desmentido.