A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) autorizou a Nasdaq a listar e negociar opções de ações para o fundo de índice de Bitcoin à vista da BlackRock, conhecido como ETF.
Em um comunicado divulgado no dia 20 de setembro, a SEC deu luz verde para o comércio de opções do iShares Bitcoin Trust, identificado pelo símbolo IBIT, na Nasdaq. A bolsa anunciou que as opções para o ETF de Bitcoin serão tratadas de maneira semelhante a outras opções de ETFs, seguindo as mesmas regras.
De acordo com a nota da SEC, “as opções sobre o IBIT serão liquidadas fisicamente com exercício do tipo americano.” Além disso, a Nasdaq especificou que as opções estarão sujeitas a padrões iniciais e contínuos de listagem. Esses critérios exigem que o ativo subjacente a uma opção listada tenha “um número substancial de ações em circulação, que sejam amplamente mantidas e ativamente negociadas.”
Embora a aprovação das opções de ETF para Bitcoin à vista da BlackRock seja um avanço, ainda não está claro se a SEC autorizará outras bolsas nos EUA a seguirem o mesmo caminho. Eric Balchunas, analista de ETFs da Bloomberg, comentou em uma plataforma social que mais aprovações podem ocorrer em breve.
Balchunas destacou: “Esta é apenas uma etapa do processo; o OCC [Escritório do Controlador da Moeda] e a CFTC [Comissão de Comércio de Futuros de Commodities] também precisam aprovar antes que as opções sejam oficialmente listadas.” Ele acrescentou que, como essas duas entidades não têm um cronograma fixo, não se pode prever a data das próximas aprovações. No entanto, ele considerou a decisão da SEC como um passo significativo.