Changpeng Zhao (CZ), fundador e ex-CEO da Binance, enfrenta sua sentença hoje (30) em um tribunal dos EUA, em Seattle. Em um memorando, o Departamento de Justiça (DOJ) recomendou uma pena de três anos de prisão, citando a gravidade da conduta irregular.
No entanto, apostadores do Polymarket, plataforma de previsão baseada em criptomoedas, acreditam que CZ pode ser libertado bem antes.
As ações do contrato “YES” para o período “menos de seis meses” estavam sendo negociadas a cerca de 42 centavos na segunda-feira, sugerindo uma chance de 42% de o empresário sair em menos de seis meses. Cada ação paga US$1 se a previsão se concretizar, ou US$0 se não.
O nível de transações também mostra que CZ tem 17% de chance de cumprir pena de 6 a 11 meses e 19% de chance de cumprir de 12 a 17 meses.
No geral, o mercado projeta uma chance de aproximadamente 96% de que o ex-CEO estará fora em menos de dois anos. Há menos de 2% de chance dele receber uma sentença de 30-35 meses.
Os apostadores podem estar se baseando nas cartas de apoio enviadas ao juiz para persuadi-lo a reduzir a pena solicitada pelo Departamento de Justiça. Entre os signatários dessas cartas estão o ex-embaixador dos EUA na China Max S. Baucus, professores da Columbia e da McGill University (alma mater de CZ), o CEO do Morgan Stanley, Sean Yang, e membros da família real dos Emirados Árabes Unidos.
Em sua própria carta, CZ reconheceu sua falha em estabelecer controles de compliance necessários na Binance.
“Não há desculpa para o meu erro“, escreveu ele, observando que este seria seu “único encontro com o sistema de justiça criminal“.