O mês de fevereiro trouxe um sopro de alívio para os detentores de Litecoin (LTC). Apenas nas últimas 24 horas, a altcoin registrou uma alta de 8%.
Além disso, dados da plataforma IntoTheBlock revelam que a mentalidade de “buy and hold” é forte entre os detentores de LTC. Isso porque o tempo médio de retenção é de 2,4 anos, comparável ao do Bitcoin, consolidando o Litecoin como um investimento de longo prazo.
Embora a atividade em torno da criptomoeda seja relativamente discreta em comparação com o restante do mercado cripto, a fidelidade dos investidores permanece sólida. Mais de 20% dos endereços de LTC mantêm suas moedas há mais de cinco anos.
Historicamente, investidores pacientes que investem por anos, e não por meses, tendem a obter maiores retornos.
Um investidor que vendesse seus LTC hoje, após mantê-los intocados por cinco anos, teria lucrado cerca de 80%. Embora seja um valor inferior ao de outros ativos digitais como Bitcoin e Ethereum, demonstra o potencial de lucro da altcoin, mesmo diante da queda generalizada do mercado em relação às máximas históricas.
A média de retenção de LTC negociada é de um mês, enquanto a média geral é de 2,4 anos. Isso coloca o Litecoin acima de outras criptomoedas de grande capitalização como Ethereum e Dogecoin, ficando atrás apenas do Bitcoin em termos de mentalidade de investimento a longo prazo.
Desde seu lançamento em 2011, muita coisa mudou. A dinâmica do mercado e o interesse em outras criptomoedas com maior utilidade no mundo real fizeram o Litecoin cair no ranking de capitalização ao longo dos anos.
A altcoin atualmente ocupa a 20ª posição, ficando atrás de criptomoedas como Dogecoin (DOGE), Shiba Inu (SHIB), Polygon (MATIC) e Chainlink (LINK).