Solana está em queda livre desde o colapso da FTX e não conseguiu subir por causa do FUD (medo, incerteza e dúvida) que cerca o ecossistema e suas conexões com a antiga bolsa de criptomoedas.
De acordo com o CoinMarketCap, o token nativo da Solana, SOL, desvalorizou 51,14% desde o dia em que o FTX caiu em desgraça.
Solana morreu?
A situação atual pode ser confusa para os investidores. Com base nos dados da CoinGeko, o token disparou 5,4% nas últimas 24 horas, o que pode ser um sinal de que o sentimento do investidor está mudando. No entanto, o FUD ainda permanece forte em torno do próprio ecossistema.
A essência básica da visão geral era que Solana ainda é um ecossistema sólido, mesmo após o colapso da exchange liderada por Sam Bankman-Fried.
No entanto, informações recentes da Santiment sobre o ecossistema mostram que ele já pode estar morto.
O desenvolvimento on-chain mais notável para o token foi a queda significativa na atividade do desenvolvedor, apesar de muitos projetos serem desenvolvidos no ecossistema.
Embora seja difícil dizer se Solana como um todo está morto ou próximo disso, é mais fácil dizer que o ecossistema está lutando para se manter à tona por causa de seus laços estreitos com a FTX.
A comunidade cripto parece estar muito pessimista no momento, considerando o que aconteceu nas últimas semanas, cortesia de algumas das principais notícias macroeconômicas, incluindo a onda de cortes de empregos e falências de grandes empresas cripto.
Aqueles que estão otimistas com o ecossistema apontam para a queda do ETH em 2018 e como o movimento do SOL imita isso.
Outros tentam refutar a alegação de que Solana só explodiu com a ajuda do dinheiro sujo de Bankman-Fried com documentos que mostram SBF apoiando concorrentes de Solana.
No entanto, o movimento do preço do SOL reflete o sentimento do investidor sobre o próprio token – medo, incerteza e dúvida