Conforme divulgado pelo Bolha Crypto, a rede Solana vinha sofrendo com problemas de congestionamento nas últimas semanas, principalmente devido à explosão dos tokens memes em sua blockchain. Durante quase uma semana, a rede enfrentou lentidão e taxas de falha de transação que chegaram a 75%.
Para resolver a questão, os desenvolvedores lançaram a atualização de rede v1.17.31 para a mainnet beta em 12 de abril.
Após três dias de testes bem-sucedidos, o progresso agora é recomendado para uso geral pelos validadores da rede. O patch traz melhorias para o congestionamento e prepara o terreno para futuras otimizações previstas na versão v1.18.
Com esse upgrade, haverá diversos melhoramentos para o tráfego de rede. Dentre eles, podemos citar a visualização de pacotes enviados por stakes, otimização do protocolo Quic, que reduz o uso de memória e melhora a eficiência e a implementação de um filtro para tráfego irrelevante, aliviando a carga da rede.
Além disso, a atualização trouxe um ajuste de streams por node validado, que define um limite mínimo de streams de dados necessários para um validador com stake ativo. Não podemos deixar de mencionar que com a v1.17.31 chegou a priorização do tráfego de validadores que possuem SOL bloqueados.
Os desenvolvedores recomendam que a atualização seja feita apenas quando a rede possuir menos de 5% de stake inativo (validadores offline).