A stablecoin descentralizada baseada em Cardano, Djed, está a caminho de um lançamento na próxima semana, disse um dos desenvolvedores por trás do token na última terça-feira (24).
A aguardada stablecoin foi desenvolvida em conjunto pelo mantenedor do código Cardano, IOG, e pela Coti, uma blockchain de camada 1.
Djed será apoiado por outros tokens e exige que mais de 400% do valor colateral seja postado antes de ser emitido para um usuário.
Esse mecanismo de sobrecolateralização permitiria que o valor do token se mantivesse estável durante o estresse do mercado.
O mecanismo evitaria a repetição do TerraUSD, a stablecoin em execução no Luna, que caiu mais de 99% em maio passado.
Espera-se que Djed entre em operação em mais de 40 aplicativos financeiros descentralizados (dApps) baseados em Cardano no lançamento, de acordo com um relatório de novembro do The Block.
Simultaneamente será lançado o DjedPay, um aplicativo de pagamentos que usa o djed, que permitiria aos usuários transferir os tokens para comerciantes e empresas.
O ecossistema Cardano dApp bloqueia mais de $ 72 milhões em tokens a partir desta quarta-feira (25).
Recompensas da Djed para quem tem SHEN
Enquanto isso, os desenvolvedores da Coti disseram no post de terça-feira que os detentores de SHEN, um token de reserva destinado a apoiar a estabilidade do djed, receberiam recompensas extras quando os detentores da criptomoeda ADA da Cardano apostarem suas moedas para cunhar as stablecoins.
“Como parte de nosso esforço para apostar o ADA que é depositado no contrato inteligente Djed e gerar recompensas extras para os detentores de SHEN, estamos desenvolvendo um mecanismo de interface do usuário que será adicionado ao djed.xyz, onde os detentores de SHEN poderão rastrear essas recompensas extras”, disseram os desenvolvedores.
Os preços da ADA caíram 5,5% nas últimas 24 horas, em linha com uma queda mais ampla do mercado.