A Unciphered, uma startup voltada para o resgate de moedas digitais, diz ter a capacidade de acessar um disco rígido bloqueado há 12 anos com 7.002 bitcoins, o que equivale a US$ 235 milhões. O dono desse disco, Stefan Thomas, adquiriu os bitcoins em 2011 após fazer um vídeo sobre a moeda, mas perdeu sua senha pouco tempo depois. Até agora, ele já tentou oito das dez tentativas de senha disponíveis.
A equipe da Unciphered se aproximou de Thomas depois de desbloquear um pen drive USB IronKey de especificação semelhante. Eles propuseram desbloquear o disco rígido de Thomas, mas ele rejeitou a oferta. A razão? Ele já está trabalhando com outro grupo de especialistas há algum tempo e fez acordos com eles em relação à partilha do bitcoin recuperado.
A empresa, em uma tentativa de convencer Thomas a reconsiderar, planeja lançar uma carta e um vídeo para ele. A maior adversidade para a Unciphered agora, conforme expresso por seu diretor de operações Nick Federoff, não é desbloquear o dispositivo, mas persuadir Stefan a confiar neles.
“Nós deciframos o IronKey”, disse o diretor de operações da Unciphered, Nick Federoff. “Agora temos que quebrar Stefan. Esta está se tornando a parte mais difícil.”