De acordo com dados da plataforma IntoTheBlock, as taxas diárias de transação do Bitcoin (BTC) atingiram novos recordes em 2023, superando até mesmo o Ethereum (ETH) neste quesito.
Mas por que isso está acontecendo? Vários fatores contribuem para esse aumento. Por exemplo, a recente alta do mercado cripto atraiu novos investidores e movimentou os veteranos, gerando um aumento significativo no volume de transações na blockchain do Bitcoin.
Além disso, a popularidade das Inscriptions, transações que gravam dados diretamente na blockchain, deu um “up” na congestão da rede. Essas transferências competem por espaço com as transferências tradicionais, levando as taxas para cima.
O Bitcoin tem um limite fixo de transações que podem ser processadas por bloco. Quando a demanda excede esse limite, as transferências ficam “presas” na mempool, aguardando sua vez, e os usuários com pressa acabam pagando taxas mais altas para priorizar seus movimentos.
O resultado dessa combinação de fatores é uma alta de 35x nas taxas de transação do BTC em 2023.
No entanto, é preciso dizer que taxas altas podem afastar usuários e limitar a adoção do Bitcoin como meio de pagamento cotidiano e a capacidade limitada da blockchain do BTC pode ser um obstáculo para seu crescimento futuro. Soluções layer 2, como a Lightning Network, ganham ainda mais importância nesse cenário.