Sem dúvidas, a última semana foi marcada pelo crescimento das criptomoedas do ecossistema Terra, LUNC e LUNA. Apesar de a Terra Classic ter sido um dos maiores escândalos do mercado blockchain, logo após o colapso de maio de 2022, ela voltou a ter subidas exorbitantes.
Só para exemplificar, a empolgação foi tanta que o LUNC conseguiu até virar tendência no Twitter.
As criptomoedas, que passaram o início de setembro lutando contra os ursos, viram sua comunidade fazendo de tudo para mantê-las vivas.
Embora a LUNA tenha crescido nos últimos dias, o token mais antigo foi o verdadeiro destaque. Afinal, passou por uma alta de mais de 300%, motivada pela adoção de grandes exchanges e entrada de novos investidores.
Proposta de queima de tokens da Terra Classic também ajudou na alta
Outro fator que motivou esse aumento foi a proposta aprovada de queima de tokens do projeto. Ela surgiu com o intuito de trazer mais escassez para o LUNC e fazer com que a alta da criptomoeda fosse facilitada com menos ativos em circulação.
A ideia da proposta é colocar um imposto de 1,2% em todas as transações de blockchain do Terra Classic. Embora ela seja bem vista pelos investidores, é importante apontar que a mesma pode deixar as transferências da altcoin mais caras.
Nesse sentido, a proposta pode ser um tiro no pé, pois pode afastar mais ainda os desenvolvedores do projeto. A meta para que esse plano seja implementado é o dia 20 de setembro.
É importante apontar que essas queimas são realizadas em transações on-chain. Ou seja, negociações de tokens em exchanges não realizam esse processo. Mas a maior corretora de criptomoedas, Binance, já disse que irá fornecer suporte para a queima de LUNC.
Além disso, a exchange anunciou na quinta-feira (08/09) que voltará com o par de negociação LUNC/USDT e ao Convert. Isso porque a demanda pela altcoin está crescendo.
Mas nem esses fatores conseguiram manter as altcoins em alta
Com quedas consideráveis nas últimas 24 horas, o entusiasmo pode ter deixado de lado esses blockchains?
O alívio que os touros trouxeram para o mercado cripto não foi capaz de fazer com que ambas criptomoedas permanecessem em alta. LUNC conta com uma queda de 3% nas últimas 24 horas, enquanto a correção da LUNA foi de 9% no mesmo período.
Contudo, esse andamento pode ser apenas uma correção do mercado com investidores realizando seus lucros. Afinal, vimos os ativos passarem por altas que deixaram o mercado geral para trás.
Por outro lado, é importante apontar que, mesmo com a queima, um dos maiores dilemas do LUNC é a sua alta oferta de tokens. Assim sendo, mesmo que a proposta seja implementada com sucesso, a quantidade de moedas em circulação demorará a sumir de forma considerável.
Além disso, não esqueça que o colapso da altcoin afastou grandes investidores da mesma e que acreditam que esse momento não passa de uma grande especulação. Por isso, todo passo dado no criptoativo deve ser muito bem estudado.
Leia também: 64% do Ethereum em staking é controlado por cinco empresas