Logo após anos de espera, finalmente o proof of stake (PoS) chegou na rede Ethereum (ETH). Com a comunidade blockchain dividida sobre essa mudança de modelo de consenso da principal altcoin, surge a dúvida: The Merge foi um grande erro?
Vamos começar com a fala de Vitalik Buterin sobre o significado da fusão tão esperada.
"Proof of Work is based on the laws of physics, so you have to work with the world as it is… Whereas because Proof of Stake is virtualized in this way, it's basically letting us create a simulated universe that has its own laws of physics."#Bitcoin
— Walkernaut 🟠pt🟠ut (@WalkerAmerica) September 15, 2022
pic.twitter.com/62OnVYIjVb
“O Proof of Work é baseado nas leis da física, então você tem que trabalhar com o mundo como ele é… Considerando que o Proof of Stake é virtualizado dessa maneira, basicamente nos permite criar um universo simulado que tem suas próprias leis da física”.
Mas o que a comunidade disse após The Merge?
De acordo com a Coindesk, quando a fusão começou oficialmente às 6h43 UTC, mais de 41.000 pessoas estavam sintonizadas no YouTube. Esses investidores aguardavam para comemorar a “festa de exibição do The Merge da Ethereum Mainnet”.
Logo após 15 minutos de espera, a fusão aconteceu e os principais sistemas da Ethereum permaneceram intactos. Ou seja, The Merge foi um sucesso.
“O impacto positivo do The Merge é tremendo, e há uma boa chance de que as instituições e a multidão acordada levem o ETH à lua agora que está “limpo”. Ainda gosto do meu BTC, mas o jogo mudou!”, disse o fundador da Messari, Ryan Selkis.
Erik Voorhees, da Shape Shift também mostrou empolgação com a atualização. De acordo com Voorhees, a fusão foi um grande triunfo, pois ocorreu sem a centralização de uma corporação, sem as coerções do governo, sem patentes, políticos ou fronteiras.
“É uma façanha absolutamente incrível fazer a transição de um blockchain usado globalmente para PoS sem que a maioria dos usuários finais perceba ou tenha que fazer qualquer coisa”, disse Eric.eth, defensor do Ethereum.
Mas cadê os investidores que reclamaram da fusão?
Sem dúvidas, os comentários dos maximalistas do bitcoin (BTC) não poderiam ficar de fora. Os mesmos acham que a fusão do ETH foi um erro grave.
“O maior e mais divisivo concorrente do Bitcoin, o Ethereum, desistiu de competir por hashpower e fez a transição completa para uma segurança corporativa hoje no que a mídia está chamando de “The Merge”. Os preços do ETH caíram 12% com as notícias”, disse John Carvalho, da Synonym.
Contudo, é importante apontar que todo o mercado de criptomoedas está passando por queda e o BTC não é uma exceção.
Jason Lowery, da Força Espacial, foi ainda mais crítico.
“PoS não vai falhar. O PoS não vai quebrar. O PoS vai se comportar exatamente como o PoS foi projetado para se comportar, assim como todos os sistemas de gerenciamento de recursos baseados em confiança, permissão e desigual se comportaram nos últimos 7.500 anos”.
Sobre a centralização do staking do Ethereum, é válido apontar que ela existe.
Lido DAO e Coinbase centralizam 44% da altcoin bloqueada. Além disso, os dados do Finbold apontam que apenas um endereço validou 188 blocos. Isso representa um total de 28,97% do processamento de transações.
Leia Mais: 64% do Ethereum em staking é controlado por cinco empresas
Urgente: Ethereum é notícia de capa no G1