Um tribunal sul-coreano emitiu um mandado de prisão para Do Kwon, CEO da Terraform Labs, quatro meses após o colapso do ecossistema Terra, seu token luna nativo e sua stablecoin algorítmica TerraUSD – que juntos perderam cerca de US$ 40 bilhões em valor.
Chosun Ilbo, um jornal sul-coreano, foi o primeiro a dar a notícia. O mandado foi emitido pela Equipe de Investigação Conjunta da Procuradoria do Distrito Sul de Seul sobre Crimes de Títulos Financeiros e pela 2ª Divisão de Investigação Financeira, de acordo com o relatório.
Atualmente, acredita-se que Kwon resida em Cingapura. Também houve mandados de prisão contra Nicholas Platias, outro dos fundadores da Terraform Labs, e Han Mo, um funcionário. Eles são acusados de violar a Lei do Mercado de Capitais.
O relatório também afirmou que o mandado é válido por um ano e que os promotores esperam trabalhar com a Interpol para realizar as prisões.
Queda meteórica
A TerraUSD, que já foi a terceira maior stablecoin em emissão, desvinculou-se drasticamente de seu preço-alvo de US$ 1 em meados de maio.
Em uma tentativa frenética de restaurar o peg, bilhões de dólares em bitcoin foram vendidos por uma entidade relacionada chamada Luna Foundation Guard, enquanto volumes sem precedentes da moeda nativa da Terra, luna, foram emitidos. Mas sem sucesso, o preço do luna e do TerraUSD caiu para quase zero.