O ex-presidente Donald Trump está concorrendo para recuperar seu antigo emprego. Foi o que anunciou o republicano após meses flertando abertamente com outra candidatura.
“Para tornar a América grande e gloriosa novamente, estou anunciando esta noite minha candidatura à presidência dos Estados Unidos”, disse Trump durante um evento no Mar-a-Lago, seu clube na Flórida.
Ele desafiará o presidente Joe Biden pela segunda vez, depois de perder para o democrata em 2020. Por quase dois anos, Trump e seus apoiadores alegaram que a eleição foi fraudada.
Polêmicas de Trump
O ex-presidente e seus associados estão sob investigação estadual e federal sobre os esforços para anular o resultado da eleição presidencial.
O próprio Trump se recusou a cumprir uma intimação do Congresso para testemunhar sobre seu papel em relação ao motim de 6 de janeiro no Capitólio.
O ex-presidente também enfrenta uma investigação sobre o suposto manuseio incorreto de documentos altamente confidenciais, que a polícia federal encontrou no mesmo clube onde ele anunciou sua última candidatura presidencial.
Não está claro o que um segundo mandato de Trump pode significar para a indústria cripto. Em 2019, ele disse que não era “fã” de bitcoin ou outras criptomoedas e, mais recentemente, chamou a tecnologia de “fraude”.
Mas desde que deixaram o governo, ex-reguladores financeiros seniores nomeados por Trump passaram a trabalhar para empresas de ativos digitais, incluindo o ex-controlador interino da moeda Brian Brooks e a ex-diretora do Departamento de Proteção Financeira do Consumidor Kathy Kraninger.
Grupos conservadores tradicionais também se tornaram mais ativos no mundo das criptomoedas desde que Trump deixou o cargo. O conservador Club for Growth lançou recentemente dois super PACs de marca criptográfica, que podem arrecadar e gastar fundos ilimitados. O grupo endossou Trump em 2016 e 2020.
Por fim, a TrumpCoin, uma memecoin que usa o nome do ex-presidente, subiu 10% na última semana, já que as notícias sugeriam que ele estava perto de entrar na corrida presidencial de 2024. A família do ex-presidente ameaçou com uma ação legal contra a moeda no início deste ano.