A linha recém-lançada do ex-presidente Donald Trump de “cartões digitais” NFT pode colocá-lo em maus lençóis, já que muitas imagens parecem infringir direitos autorais.
Trump lançou a linha no início da última semana e, embora as imagens tenham sido ridicularizadas pela esquerda e direita, as primeiras 4.500 colocadas à venda esgotaram rapidamente.
No entanto, usuários do Twitter apontaram que algumas imagens utilizadas nos NFTs parecem ser baseadas em fotos não licenciadas e protegidas por direitos autorais.
Muitos dos designs – incluindo um traje espacial e um traje de cowboy – foram vistos anteriormente em sites de roupas e até mesmo em fotos, de acordo com relatórios.
It appears that Donald Trump's NFT image of himself as a cowboy comes from an Amazon image that was slightly altered. https://t.co/B0b2SUSbX9 pic.twitter.com/OA8L2rHw4J
— Matthew Sheffield (@mattsheffield) December 16, 2022
Uma das imagens parece a cabeça de Trump plantada no que se assemelha muito a um modelo para um anúncio do Men’s Warehouse.
Outro dos NFTs, que mostra Trump como um cowboy, parece ser um photoshop de um modelo de jaqueta que é vendido nos sites do Walmart e da Amazon, de acordo com usuários do Twitter.
Ainda outra imagem, que mostra o ex-presidente como piloto de caça, parece ser extremamente semelhante a uma imagem da Shutterstock, com muitas delas se assemelhando a planos de fundo disponíveis gratuitamente.
A empresa por trás das imagens, NFT INT LLC, não disse se pagou pela licença de uso das imagens. O site CryptoVinco informou no Twitter que Trump poderia até mesmo enfrentar um processo pelo possível roubo.
Trump anunciou na última sexta-feira (16) que vendeu todos os 4.500 cartões digitais, que ele havia anunciado no início da semana.
O OpenSea, um mercado online, estava acompanhando quase 12.000 vendas, enquanto os NFTs eram negociados. A maioria dos proprietários tinha um único item, mas alguns possuíam mais de 50.
Trump pode ter cunhado NFTs antes do lançamento
No último sábado (17), o analista on-chain “NFTherder” disse a seus 42.000 seguidores que Donald Trump cunhou mil de seus próprios NFTs em sua própria carteira.
“Mantendo uma porção gigante dos NFTs mais raros em sua coleção para si mesmo”, acrescentou.
O analista postou capturas de tela da carteira de Donald Trump da Polygonscan. Elas mostram várias cunhagens em 15 de dezembro enviadas para a carteira TrumpCards Minter.