Em um evento realizado em West Palm Beach, Flórida, no dia de seu 78º aniversário, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, se reeleito, irá interromper a “guerra às criptomoedas” promovida pelo atual presidente Joe Biden. Trump disse que quer garantir que o futuro das criptomoedas e do Bitcoin seja assegurado e desenvolvido nos Estados Unidos, com um foco particular na Flórida.
Trump é um crítico a abordagem rigorosa de Biden em relação às criptomoedas. Em 26 de maio, ele expressou sua insatisfação com as políticas do atual presidente, afirmando que os Estados Unidos deveriam buscar uma posição de liderança na indústria cripto. Ele escreveu no Truth Social, sua plataforma de mídia social: “O torto Joe Biden, por outro lado, o pior presidente da história do nosso país, quer que o Bitcoin tenha uma morte lenta e dolorosa. Isso nunca vai acontecer comigo.”
Na semana passada, Trump falou da importância de que todo o Bitcoin restante seja minerado nos Estados Unidos, indicando uma mudança significativa em seu apoio à essa indústria. Ele afirmou:
“Queremos que todo o Bitcoin restante seja FEITO NOS EUA!!! Isso nos ajudará a ser ENERGÉTICOS e DOMINANTES!!!” Trump argumentou que a mineração doméstica de Bitcoin poderia servir como a “última linha de defesa” contra as moedas digitais do banco central (CBDCs).
Enquanto isso, vários países estão planejando lançar suas próprias moedas digitais. Recentemente, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projeto de lei que impede o Federal Reserve de emitir um CBDC sem a autorização explícita do Congresso. Trump aproveitou a oportunidade para criticar Biden novamente, alegando que o “ódio ao Bitcoin” do presidente só beneficia a China, a Rússia e a “Esquerda Comunista Radical”.
A administração Biden tem adotado uma postura cautelosa e muitas vezes crítica em relação às criptomoedas, especialmente após uma série de escândalos que abalaram o setor e prejudicaram investidores. Em 2022, Biden assinou uma ordem executiva instruindo agências governamentais a avaliar os riscos e benefícios das criptomoedas em termos de proteção ao consumidor, estabilidade financeira e atividades ilícitas.
Curiosamente, Trump nem sempre foi um entusiasta das criptomoedas. Em 2019, ele declarou que “não era fã de Bitcoin e outras criptomoedas, que não são dinheiro e cujo valor é altamente volátil e baseado no ar. Ativos cripto não regulamentados podem facilitar comportamentos ilegais, incluindo comércio de drogas e outras atividades ilegais.”