A exchange descentralizada (DEX) Uniswap anunciou o lançamento de uma extensão para navegadores para sua carteira nativa. A novidade, que ainda está em fase de beta, trará maior praticidade para os usuários ao permitir o envio, recebimento, compra e troca de tokens diretamente do navegador, assim como já acontece com wallets populares como a MetaMask.
Para ter acesso antecipado à extensão, os usuários precisam ter reivindicado um username personalizado no formato “uni.eth”. O registro é gratuito e baseado no Ethereum Name Service (ENS), que permite a conversão de endereços complexos em nomes mais fáceis de memorizar. Até o momento, já foram reivindicados mais de 100.000 subdomínios uni.eth.
O anúncio da extensão para navegadores coincide com um momento de alta para o token nativo da Uniswap, o UNI. Nos últimos 30 dias, a altcoin valorizou mais de 80%, impulsionado por uma proposta de governança que prevê recompensar detentores do UNI que fizerem staking e delegação de seus tokens.
A proposta, elaborada pela líder de governança da Uniswap Foundation, Erin Koen, tem o intuito de recompensar os detentores do UNI que deixaram em staking e delegaram seus tokens, fortalecendo o envolvimento da comunidade no protocolo. Em publicações posteriores, Koen enfatizou a importância da imutabilidade do protocolo Uniswap, garantindo sua segurança e capacidade de experimentação futura.
“Um benefício adicional da imutabilidade é a remoção do risco de introdução de bugs e ataques a fundos dos usuários no futuro. Ao remover a possibilidade de modificação do protocolo, estamos otimizando a segurança futura dos participantes”.
A proposta de governança segue em discussão pela comunidade, enquanto a Uniswap se prepara para o lançamento de sua próxima versão, a V4, prevista para o terceiro trimestre de 2024, após uma grande atualização da rede Ethereum.