Nos últimos 18 meses, o mercado de stablecoins enfrentou desafios significativos. Depois do revés experimentado pela Terraform e sua moeda UST, a capitalização total desse setor de moedas sofreu um duro golpe, caindo de um patamar de US$ 189 bilhões para US$ 124 bilhões, conforme números fornecidos pela DeFiLlama.
A participação do varejo, por exemplo, não é mais o que era, com o volume de negociações diárias também apresentando queda. A mudança nas taxas de rendimento do tesouro americano e a estabilidade das criptomoedas são outros pontos de influência.
A diversidade no mercado de stablecoins não é tão variada. Cinco moedas, incluindo USDT, USDC, DAI, TUSD e BUSD, dominam quase todo o mercado. Entre elas, USDT se destaca, mesmo após a crise da UST, ostentando uma capitalização de mercado robusta. Por outro lado, USDC parece nadar contra a corrente, enfrentando baixas a despeito dos esforços de expansão de sua controladora, a Circle.
A hostilidade percebida dos reguladores nos EUA afetou a popularidade de moedas como o USDC, enquanto moedas fora da jurisdição dos EUA, como o USDT, floresceram.