A gigante de gestão de ativos Vanguard confirmou que não tem planos de lançar nenhum ETF spot de Bitcoin ou qualquer outro produto relacionado à criptomoeda.
“Consideramos vários fatores ao decidir quais produtos de investimento oferecer, incluindo se acreditamos que eles possuem valor de investimento duradouro e atendem às necessidades de nossos clientes”, explicou Janel Jackson, Diretora Global de Mercados de Capitais de ETF e Relações de Corretores e Índices da Vanguard.
Apesar da volatilidade e debates acalorados que cercam o Bitcoin e demais criptomoedas, a Vanguard não as vê como peças adequadas para o quebra-cabeça do “portfólio do futuro”.
“Para ser franco, seria fácil para nós simplesmente liberar o acesso a produtos relacionados a criptomoedas. Mas a Vanguard foi estruturada deliberadamente para atender às necessidades de seus clientes investidores, muitos dos quais são investidores de longo prazo, do tipo ‘comprar e segurar'”, declarou Andrew Kadjeski, Chefe de Corretagem e Investimentos da empresa.
A grande questão, na visão da Vanguard, é que as criptomoedas “mais parecem jogatina do que investimento”.
“Trata-se de uma classe de ativos imatura, com pouca história, nenhum valor econômico inerente, sem fluxo de caixa e que pode causar estragos dentro de um portfólio”, afirma Jackson.