Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum, tranquilizou a comunidade da altcoin ao afirmar que a blockchain do ETH está preparada para uma potencial ameaça quântica.
Segundo o programador, caso computadores quânticos se tornem realidade e sejam usados por criminosos para roubar fundos dos usuários, o Ethereum poderá implementar um hard fork para conter esse ataque.
O interessante é que a infraestrutura para realizar esta possível atualização poderia começar a ser criada já a partir de amanhã.
A criptografia resistente a quantum, como assinaturas Winternitz e STARKs, tem como objetivo impedir que agentes mal-intencionados usem computadores para roubar fundos. Uma vez que a abstração de conta esteja implementada, qualquer usuário poderá optar voluntariamente por um esquema de assinatura resistente a quantum.
No entanto, Buterin também considera a possibilidade de uma transição quântica repentina antes que essas medidas estejam totalmente implementadas. Nesse caso, ele argumenta que a blockchain Ethereum já está bem posicionada para realizar um hard fork de recuperação simples. Ou seja, a rede precisaria se bifurcar e os usuários teriam que baixar um novo software de carteira. Apesar disso, o programador aponta que pouquíssimos usuários perderiam seus fundos.