Vitalik Buterin, cofundador da Ethereum, reconhece o problema de privacidade na plataforma. Ele está propondo um sistema de “endereço furtivo” como uma solução possível.
A ideia de Vitalik Buterin difere radicalmente do que o Tornado Cash, um misturador de criptografia e plataformas semelhantes oferecem.
Em vez de o remetente ter o controle, seria o destinatário que teria. Isso é de importância crucial porque, em ambientes comuns, o recebedor de ativos deseja manter as transações, financeiras ou não, privadas e longe dos olhares indiscretos do público.
Por padrão, as transações no Ethereum e outras blockchains públicas podem ser rastreadas. Esta característica está disponível para todos os usuários, apesar da criptografia que oculta a identidade do remetente e destinatários.
Vitalik Buterin fala sobre endereços furtivos
Para combater a abertura no Ethereum e proteger a privacidade dos receptores de ativos, endereços furtivos seriam criados pelo remetente ou destinatário. No entanto, o receptor será o responsável. Em qualquer ponto do ciclo de transferência, o destinatário estará livre para criar uma chave que ele pode usar para criar um “meta-endereço furtivo”.
Esse endereço é então enviado ao remetente, que faz um pequeno cálculo e cria um endereço furtivo que pertence ao destinatário. O destinatário sempre será responsável se enviar ativos para este endereço.
Dados adicionais serão publicados na cadeia para afirmar que o receptor controla o endereço furtivo. Um mecanismo de ocultação de chave é adicionado para quebrar o link público entre os endereços de envio e recebimento.
Vitalik também propõe a integração de ZK-SNARKs para aumentar ainda mais a privacidade ao usar endereços furtivos. A integração de ZK SNARKs aumentaria a dificuldade de vincular os envolvidos, um benefício para o endereço de recebimento que busca mais privacidade.
Diferente do Tornado Cash
Vitalik explica em seu blog de pesquisa que o sistema de endereço furtivo oferece um tipo diferente de privacidade oferecido pelo Tornado Cash.
O cofundador observa que o Tornado Cash é adequado apenas para indivíduos que desejam enviar ativos para seus endereços. Embora o Tornado Cash seja amplamente popular e usado por milhares para ocultar transações ETH e ERC-20, ele não pode ocultar o endereço de recebimento de ativos em conformidade com o padrão ERC-721, principalmente NFTs.
No início de agosto de 2022, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos proibiu os cidadãos americanos de usar o mixer.
O subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian Nelson, disse que os criadores do Tornado Cash não conseguiram adicionar controles adequados para impedir que a ferramenta fosse usada para lavar dinheiro.
O Tesouro alegou que hackers norte-coreanos e outros agentes usaram a ferramenta para lavar bilhões de dólares desde 2019. A maior parte dos fundos lavados veio de finanças descentralizadas (DeFi) e hacks de câmbio.