Vitalik Buterin voltou a falar sobre o Ethereum Name Service (ENS).
Em uma postagem na rede social X, o programador, que participava do debate em curso sobre descentralização, citou o ENS como um exemplo de altcoin descentralizada.
O ENS é um serviço de nomenclatura que permite aos usuários criar nomes legíveis por humanos para seus endereços de carteira Ethereum. Isso facilita o envio e recebimento de criptomoedas e tokens, além de tornar a experiência no universo cripto mais amigável para o utilizador.
Esse protocolo é baseado em dois contratos inteligentes. O primeiro é um registro ENS que grava domínios registrados no ENS e armazena as seguintes informações sobre cada um deles:
- O proprietário do domínio
- O resolvedor de domínio
- O tempo de armazenamento em cache para todos os registros no domínio
O segundo contrato inteligente é o resolvedor. Seu objetivo é traduzir os endereços legíveis por máquina em nomes de domínio e vice-versa e combinar cada domínio com seu usuário, site ou endereço correspondente.
Buterin acredita que o Ethereum Name Service é um projeto importante para o futuro da Web3. Ele argumenta que a descentralização é fundamental para essa tecnologia e que o ENS é um exemplo de como essa descentralização pode ser alcançada.