Os NFTs podem ter caído em popularidade este ano, mas não deixaram completamente a arena. O sentimento do investidor, impulsionado pela especulação, esfriou desde que o modo de “pânico” atingiu o mercado em maio de 2022.
Os níveis de volume semanais da atividade do mercado explodiram em janeiro e permaneceram elevados até a segunda semana de maio, quando o ecossistema Terra caiu a zero.
A segunda metade de 2022 viu o volume de negociação em ether e o número de usuários diminuir gradualmente de volta aos níveis do início de 2021, de acordo com a Blockworks Research .
Mas a tendência mudou acentuadamente em dezembro, um mês de atividade renovada graças a alguns projetos populares, como os “cartões comerciais” NFT do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, na cadeia Polygon PoS.
O aumento da cunhagem de NFTs de jogos no ImmutableX, bem como Doodles de lançamento de preço mínimo dos Pudgy Penguins, também são eventos notáveis deste mês.
A tendência ano a ano ainda está muito baixa este mês, no entanto, dados do Cryptoslam.io indicam que as vendas globais de NFT geraram $ 2,77 bilhões em dezembro de 2021.
Até agora, em dezembro de 2022, aproximadamente $ 445,3 milhões foram registrados no volume global de vendas de NFT.
Sinais de melhora para os NFTs
10 de dezembro marcou a primeira vez desde maio que houve mais de 30.000 ETH de volume. Mais de 70% do volume de ETH ocorreu no mercado Blur para coleções de blue chip em particular.
A Dibbs , um mercado de cartões comerciais fracionários habilitado para blockchain, encomendou recentemente um “Relatório de sentimento NFT”, que pesquisou centenas de usuários de NFT.
A pesquisa constatou que 84% dos entrevistados comprariam NFTs se fossem resgatáveis por itens físicos.
Isso mostra que há demanda por colecionáveis com utilitários físicos e digitais, além da classe de ativos NFT PRP. Coleções como o RTFKT Cryptokicks iRL da Nike criaram tênis com chips conectando o produto físico ao ativo digital por meio do aplicativo móvel RTFKT.
Desde o lançamento em 11 de dezembro, a coleção gerou 62,47 ETH ou US$ 7,5 milhões, de acordo com a análise da OpenSea.
Se a tendência de dezembro se mantiver em 2023, impulsionada pelo crescente entusiasmo pela Web3, maior adoção de programas de fidelidade NFT e ativos digitais no jogo, o mercado NFT pode retornar aos níveis de atividade do início de 2022.