O fundador da blockchain da Waves, Sasha Ivanov, pediu às exchanges centralizadas que desativem o mercado de futuros do token nativo do protocolo em meio a uma queda de 40% em seu preço nas últimas duas semanas.
Ivanov pediu a exchanges como Binance, Kraken e KuCoin, entre outras, que desabilitassem o mercado futuro de tokens Waves.
“Waves não precisa de mercados futuros”, tuitou Ivanov, acrescentando: “Eles são um terreno fértil para FUD e ganham dinheiro com posições curtas, lucrativas por causa disso”.
FUD significa medo, incerteza e dúvida e refere-se a um sentimento geral de pessimismo em torno de um token ou do próprio mercado que pode levar a uma ação de preço descendente.
O naufrágio do Waves
O token caiu acentuadamente nas últimas duas semanas. Os dados da CoinGecko mostram uma queda de 40% de US$ 2,37 para US$ 1,54 nesse período.
Uma postagem supostamente enganosa do DAXA sobre a saúde do mercado do token foi a culpada pela recente ação de preço descendente, afirmou o Waves Labs na última segunda-feira (19).
DAXA é um coletivo de ativos digitais sul-coreano. As principais exchanges sul-coreanas, como a Upbit, responderam ao aviso interrompendo os depósitos do token.
Este aviso veio em meio ao crescente interesse no token, de acordo com o relatório. Como tal, a crise de liquidez criada pela interrupção dos depósitos promoveu o ambiente perfeito para os vendedores a descoberto obterem um lucro significativo, argumentou o relatório.
A nova stablecoin do Waves
O token Waves não é o único no ecossistema do protocolo que está em trajetória descendente. O dólar neutrino (USDN), a stablecoin algorítmica do ecossistema, também perdeu sua paridade com o dólar americano em uma quantia significativa.
De acordo com o CoinMarketCap, o USDN está sendo negociado atualmente a $ 0,49 no momento desta publicação.
O USDN perdeu sua paridade ao mesmo tempo em que o Waves começou a diminuir após o aviso do DAXA. A stablecoin é apoiada pelo token Waves e deve ser negociada ao par com o dólar americano.