Nesta segunda-feira (31), a comunidade criptográfica em todo o mundo está comemorando o 14º aniversário do lançamento do white paper do Bitcoin.
Foi em 31 de outubro de 2008 que Satoshi lançou o white paper do Bitcoin, intitulado “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System”. O objetivo original do Bitcoin era ser “uma versão puramente peer-to-peer de dinheiro eletrônico” que “permitisse que pagamentos online fossem enviados diretamente de uma parte para outra sem passar por uma instituição financeira”.
Hal Finney, cientista da computação considerado a primeira pessoa a receber uma transação de bitcoin, escreveu oito dias depois de receber BTC de satoshi, que se o Bitcoin um dia se tornasse o “sistema de pagamento dominante em uso em todo o mundo”, cada Bitcoin poderia valer US$ 10 milhões.
Em 3 de janeiro de 2009, a rede Bitcoin entrou em operação com Satoshi minerando o bloco de gênese do bitcoin (bloco número 0), que teve uma recompensa de 50 BTC .
O Dr. James Angel, professor associado da McDonough School of Business da Universidade de Georgetown, afirmou:
“Ele desencadeou uma revolução nas finanças com o surgimento de aplicativos DeFi, contratos inteligentes e ofertas de moedas, além de uma revolução de pagamento que está levando às moedas digitais do banco central. “
Curiosamente, vários registros relacionados ao Bitcoin aparecem na edição de 2023 do famoso livro de referência anual Guinness World Records.