O reprodutor de mídia Winamp, um dos mais antigos do mercado, agora oferece suporte a NFTs de música baseados em Ethereum e Polygon em sua última atualização de desktop.
O novo suporte focado em web3 permite que os usuários conectem suas carteiras Metamask dos navegadores Chrome, Firefox e Brave, e carreguem músicas de tokens ERC-721 e ERC-1155 em Ethereum e Polygon.
“Nossa gênese sempre foi sobre acessibilidade e inovação, e hoje estamos orgulhosos de lançar o primeiro player autônomo que lê NFTs de áudio, bem como quaisquer outros formatos existentes”, disse o CEO da Winamp, Alexandre Saboundjian, em um comunicado .
“O Winamp foi uma parte fundamental da primeira inovação da música digital, quando os mp3s mudaram a forma como ouvimos e apreciamos a música.”
“Agora estamos apoiando a vanguarda do próximo, à medida que mais e mais artistas exploram a web3 e seu potencial”, acrescentou Saboundjian.
Além de adicionar suporte para NFTs de música, a atualização reduz o consumo de memória e melhora a segurança.
Winamp atravessa gerações
O Winamp foi lançado originalmente em 1997 e é mais amplamente lembrado como o reprodutor de mídia Windows dominante da época.
A primeira versão própria para uso comum batizada de Winamp foi criada para executar de forma rápida arquivos de áudio MPEG1 em suas 3 primeiras camadas, chamadas de MP1, MP2 e MP3. O Winamp foi o primeiro tocador de MP3 do mundo.
Desde então, foi ultrapassado por uma variedade de outras plataformas de mídia, como o Windows Media Player e o Apple Music.