Em uma reportagem publicada pelo Wall Street Journal (WSJ), a Binance enfrenta sérias acusações. De acordo com o WSJ, fontes anônimas relataram que a equipe de supervisão da exchange de criptomoedas teria sido dispensada após identificar suposta manipulação de mercado por parte da DWF Labs, investidor do setor Web3.
Segundo o WSJ, os pesquisadores da Binance descobriram indícios de que a DWF Labs teria manipulado o preço do token YGG, da Yield Guild Games, e de pelo menos outras seis altcoins. A reportagem alega ainda que a empresa teria lucrado mais de US$300 milhões com essas transações suspeitas ao longo de 2023.
As fontes consultadas pelo WSJ afirmam que a demissão do chefe da equipe de supervisão da Binance indica que a plataforma cripto teria negligenciado as evidências de manipulação de mercado.
Em resposta às acusações, a DWF Labs divulgou um comunicado oficial. A empresa nega veementemente qualquer irregularidade e afirma que os relatos publicados pela imprensa carecem de fundamento e distorcem os fatos.
“À nossa comunidade de parceiros, esclarecemos que as alegações publicadas na imprensa não possuem embasamento e deturpam a realidade. A DWF Labs opera com os mais altos padrões de integridade, transparência e ética, e estamos comprometidos em apoiar a todos vocês, nossos mais de 700 parceiros no ecossistema cripto”, diz a nota oficial.
Enquanto isso, a equipe da Binance declarou que possui um rigoroso programa de vigilância e que não tolera abusos de mercado.
“Nos últimos três anos, demitimos quase 355 mil usuários com um volume de transações de mais de US$2,5 trilhões por violarem nossos termos de uso. A concorrência dos formadores de mercado é feroz e o trabalho da nossa equipa de investigação é ser neutro e analisar as provas sem qualquer preconceito, incluindo o preconceito que possa advir das reivindicações das empresas formadoras de mercado contra os seus concorrentes”.
A plataforma cripto concluiu afirmando que seu objetivo é garantir uma concorrência saudável no setor e sempre lutar para proteger seus usuários da manipulação do mercado.