Xangai despontou como uma das principais cidades no cenário global do metaverso, aplicando inteligência nas áreas de turismo, desenvolvimento urbano e serviços médicos.
Esse destaque foi evidenciado durante a primeira World Metaverse Developer Conference (WMDC2023) no coração do Distrito de Huangpu, na última quarta-feira (22) quando foi apresentado o “2023 Metaverse City White Paper”.
Segundo o white paper, até 2025, a indústria das cidades no metaverso deverá ultrapassar a marca dos 100 bilhões de yuans (US$ 14 bilhões). Xangai, liderando ao lado de outras cidades como Seul, Dubai, Londres, Cingapura, Nova York, Tóquio, Riad, Paris e Santa Monica, está na vanguarda desse crescimento.
Em 2022, a indústria de cidades no metaverso na China foi avaliada em 26,8 bilhões de yuans, com a previsão de atingir 104 bilhões de yuans até 2025, marcando uma taxa de crescimento anual de 50%. Até 2028, espera-se que ultrapasse os 300 bilhões de yuans.
Xangai tem lançado diversas iniciativas para impulsionar nesse setor, como planos para apoiar empresas do metaverso e superar desafios tecnológicos, incorporando tecnologias avançadas como realidade aumentada, realidade virtual e inteligência artificial para proporcionar novas experiências em consumo, turismo e entretenimento.
Na área da saúde, a aplicação Metaverse Smart Hospital do Ruijin Hospital integra espaços físicos e digitais por meio de um modelo de tecnologia chamado Digital twin, que supostamente melhora tanto o atendimento ao paciente quanto a gestão hospitalar.
Esse sistema oferece navegação imersiva para pacientes, acesso avançado a dados clínicos para a equipe médica e gerenciamento operacional integrado para administradores hospitalares, estabelecendo um novo padrão em tecnologia de saúde, conforme observado pelo governo de Huangpu.