Revelações continuam acontecendo em relação ao império fracassado de Sam Bankman-Fried (SBF). O acontecimento mais recente foi a transferência milionária que a exchange de criptomoedas Deribit fez para a Alameda Research, empresa liderada por Caroline Ellison.
De acordo com o perfil no Twitter @WuBlockchain, a plataforma de derivativos cripto depositou 10.000 Ethereum (ETH) em um endereço de carteira que foi identificado como da empresa de trading de SBF.
Apesar de todo o escândalo envolvendo a Alameda no último mês, as transações ocorreram desde o dia 10 de dezembro de 2022. No momento da escrita do artigo, o valor mencionado ultrapassa a marca de US$12 milhões.
Até o momento da escrita do artigo, a Deribit não comentou a postagem do repórter chinês Colin Wu.
Deribt está em perigo?
Segundo a equipe da plataforma cripto, a Deribt não possui posições arriscadas com a empresa de trading de SBF e nem com a FTX.
Além disso, a empresa cripto declarou que não tem exposição ao token da exchange de criptomoedas falida, o FTT e ainda firmou seu compromisso com a segurança dos fundos de seus clientes.
“Em consonância com outras CEXs, também publicaremos comprovantes de reserva Merkle Tree para nossos ativos de reserva. Conforme observado em diversas ocasiões, a Deribit não possui uma mesa de operações ou empresa do grupo que efetue a compensação de mercados e negociações em nosso nome”.
Em resumo, a Merkle Tree é um comprovante de reservas que possui evidências criptográficas que permitem a consolidação de grandes quantidades de informações em um único hash, resumindo os dados inseridos.
Ademais, elas oferecem aos usuários a capacidade de verificar conteúdos específicos que foram incluídos em um determinado conjunto de dados “lacrados”.
A prova de reservas surgiu após o colapso da FTX e é um processo de auditoria verificável que contribui para aumentar a transparência das reservas de criptomoedas gerenciadas por empresas da indústria blockchain.
Com maior segurança, os clientes das plataformas centralizadas conseguem usar as informações apresentadas para determinar se a empresa está em uma posição financeira forte e se os depósitos dos mesmos podem ser sacados a qualquer momento.