Conforme divulgado pelo portal Bolha Crypto, os advogados da FTX revelaram que a administração está considerando a possibilidade de reabrir a exchange de criptomoedas no segundo trimestre de 2023. À luz dessas notícias, o token nativo da plataforma cripto, FTT, subiu cerca de 70% em 24 horas. Contudo, no momento da escrita do artigo já conta com uma correção de 17%.
Mesmo que os advogados da FTX não tenham apresentado formalmente um plano de ressurreição, a mera proposta de reviver um dos maiores colapsos da indústria blockchain já deixou alguns investidores contentes. Mas será que esse entusiasmo em torno do FTT pode se estender a outras altcoins?
No final do ano passado, devido à sua proximidade com o império de SBF, criptomoedas como Solana (SOL), Nexo (NEXO) e Near Protocol (NEAR) foram severamente afetadas. Sendo assim, é natural especular se essas altcoins podem passar por um forte rally.
De fato, as criptomoedas mencionadas experimentaram um aumento nas últimas 24 horas. No entanto, o mesmo não foi expressivo. Nesse sentido, tudo pode ser muito mais uma empolgação em torno do mercado geral com o bitcoin (BTC) acima de US$30.000, do que o possível retorno da FTX.
Além disso, a Solana já conseguiu se afastar da imagem das empresas falidas de SBF, sendo uma das criptomoedas com maior valorização no primeiro trimestre de 2023. Ou seja, mesmo que a FTX seja reiniciada, a concorrente do Ethereum (ETH) pode não sentir tanta diferença em sua capitalização de mercado.
Já a NEXO e a NEAR tiveram desempenhos tímidos nos primeiros três meses do ano, mas isso pode significar apenas que os investidores não estão interessados em especular nessas altcoins, pelo menos por enquanto, e possivelmente um retorno da FTX pode não mudar esse cenário.