Embora sejam projetos com fundamentos diferentes, os rostos por trás da Cardano (ADA) e do XRP entraram em uma briga recentemente. Mas por que isso aconteceu? Afinal, ambas altcoins possuem propostas de valores diferentes.
Enquanto a Cardano se consolida como uma plataforma de contratos inteligentes descentralizada, o XRP tem foco em ser um token utilizado para pagamentos transfronteiriços de baixas taxas.
O que podemos destacar que as altcoins tem em comum é o fato de possuírem uma comunidade forte e foi justamente isso que Charles Hoskinson, fundador da ADA, atacou no XRP. De acordo com o empresário, a comunidade da altcoin top 7 é tóxica e mesquinha.
Mas Hoskinson não parou por aí. Ele afirmou que o projeto desenvolvido pela Ripple carece de parcerias e valor e que ele estaria cortando relações com o XRP por esses motivos. As acusações do criador da Cardano vieram logo após a comunidade do XRP chamá-lo de mentiroso.
Hoskinson havia declarado, citando fontes confiáveis, que o processo da SEC contra a Ripple iria se encerrar no dia 15 de dezembro de 2022. No entanto, a briga que se iniciou em 2020, ainda não teve fim e isso foi motivo para que os apoiadores do XRP se revoltassem e atacassem o empresário.
O CTO da Ripple, David Schwartz, respondeu o empresário americano. Schwartz, mostrando a intenção de acalmar os ânimos ou simplesmente preparando uma surpresa para os detentores de XRP, disse que Hoskinson deveria esperar alguns dias e depois voltar para a publicação para ter a certeza de que era isso que queria dizer.
Existe uma briga entre a Cardano e o XRP?
Em outubro, Hoskinson se envolveu em outra briga com a comunidade do XRP. Isso porque há uma teoria no mercado de criptomoedas que aponta que a SEC favoreceu o Ethereum (ETH) em relação aos demais tokens do meio blockchain.
Em 2018, William Hinman era o presidente da SEC e o responsável pela abertura do caso contra a Ripple. Ele teria feito um discurso com comentários sobre o status legal do Ethereum. Hinman expressou que a altcoin, assim como o Bitcoin (BTC), não é um security.
O exército do XRP acredita que Hinman atuou para favorecer o ETH. Só para exemplificar, entre 2017 e 2018, quatro reuniões planejadas com representantes da principal altcoin do mercado ocorreram, onde os mesmos tiveram acesso privilegiado à SEC, algo que nenhum outro protocolo do mercado blockchain teve.
Além disso, Hinman foi sócio do escritório de advocacia Simpson Thacher & Bartlett LLP antes de seu trabalho na SEC. Mas o que isso tem a ver? Esse escritório é membro da Enterprise Ethereum Alliance (EEA) que tem o intuito de comercializar a plataforma de contratos inteligentes.
Esse levantamento foi criticado por Hoskinson que afirmou que a SEC não está atrás da Ripple por conta de conspirações, mas sim porque os Estados Unidos não possui uma regulamentação clara sobre criptomoedas.
A comunidade do XRP logo atacou a fala do empresário que disse que o que foi dito foi tirado de conceito. O defensor do token de perfil no Twitter @Truth_hurts_hmm contra argumentou e disse que Hoskinson quer reescrever a história como se nada tivesse acontecido, mas que algo aconteceu sim e que sua fala estava em contexto.
Nesse cenário, mesmo com Hoskinson afirmando ser um defensor da Ripple no caso levantado pela SEC, boa parte da comunidade do XRP não enxerga dessa forma. No entanto, se tratando do polêmico criador da Cardano isso não é nenhuma novidade.
As polêmicas de Hoskinson
Hoskinson, além de ter desenvolvido uma das principais concorrentes do Ethereum (ETH), é conhecido por suas falas polêmicas. Ele mesmo afirmou que no mercado cripto existem pessoas que gostam dele e outras que o odeiam, sendo muito difícil encontrar alguém que esteja no meio em relação ao sentimento do fundador da ADA.
O rosto por trás da Cardano já criticou as principais criptomoedas do mercado. Para o empreendedor, o Bitcoin possui um modelo de consenso ultrapassado e lento. Sendo assim, ele declarou, em outubro, que a mineração da criptomoeda primária deveria ser interrompida.
Na visão de Hoskinson, o meio blockchain não precisa do mecanismo de consenso de proof of work (PoW) porque o mesmo faz com que uma rede seja otimizada apenas para cumprir a missão de transferências de valores sem que tenha muito sucesso em outras áreas.
O empresário acredita que todas as unidades existentes de BTC devem ser convertidas em Wrapped Bitcoin (WBTC).
Em suma, o WBTC consegue fazer com que o bitcoin entre nas finanças descentralizadas, coisa que os detentores de criptomoeda não poderiam desfrutar. Sendo assim, leva a enorme liquidez do bitcoin nas exchanges centralizadas.
Na análise de Hoskinson, o Wrapped Bitcoin ainda é Bitcoin, pois possui todas as propriedades e recursos do ativo.
Em relação ao Ethereum, o empresário declarou que a equipe da altcoin ignorou o protocolo Ouroboros por anos, algo que fez com que ocorresse um grande atraso na entrega do proof of stake na rede do ETH.