A Bakkt, uma empresa de gerenciamento de ativos digitais, anunciou que suspendeu o suporte para três criptomoedas de suas opções de investimento: Cardano (ADA), Solana (SOL) e Polygon (MATIC). De acordo com a corporação, a decisão foi tomada com o intuito de se manter dentro dos padrões regulatórios.
“Temos monitorado de perto o cenário regulatório e as tendências do setor e decidimos remover SOL, MATIC e ADA para garantir a conformidade com todas as leis e regulamentações aplicáveis e para proteger os interesses de nossos clientes”.
A pressão em cima da Cardano, Solana e Polygon
Conforme observado nos últimos dias, ADA, SOL e MATIC não estão passando por seus melhores momentos, pois a SEC dos Estados Unidos rotulou essas criptos como valores mobiliários no processo que levantou contra a Binance e a Coinbase.
Apesar de as equipes por trás dessas altcoins negarem veementemente que elas sejam um valor mobiliário, empresas tradicionais que trabalhavam com elas preferem se basear no que a SEC diz. Exemplo disso é que a Bakkt não foi a primeira corporação a deslistar Cardano, Solana e Polygon de sua plataforma.
A Robinhood anunciou no dia 9 de junho de 2023 que iria encerrar o suporte para as três criptomoedas. Segundo a declaração oficial da empresa, a remoção da ADA, SOL e MATIC ocorrerá no dia 27 de junho. Esse comunicado fez com que as altcoins mencionadas perdessem 20% de sua capitalização de mercado em apenas 24 horas.
Outras motivações da Bakkt
É válido ressaltar que a Bakkt analisa recorrentemente as criptomoedas que a mesma oferece suporte. Sendo assim, ela faz alterações em seu portfólio com frequência. Por exemplo, em maio deste ano, ela excluiu Aave, Avalanche (AVAX) e Compound (COMP) de seus serviços.
Além disso, logo após a SEC entrar com uma ação contra a Bittrex, a empresa eliminou Algorand (ALGO) e Decentraland (MANA) de sua plataforma. Como resultado, no momento da escrita do artigo, a Bakkt oferece suporte apenas para algumas criptomoedas. Dentre elas podemos citar: bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Dogecoin (DOGE), Litecoin (LTC), USDC e Shiba Inu (SHIB).
Por outro lado, a decisão de remover a Cardano, Solana e Polygon pode não estar ligada apenas ao fato de a SEC estar rotulando as mesmas como valores mobiliários. Isso porque a Bakkt também pode ter aproveitado o momento para fazer uma estratégia de negócios.
A empresa lançou sua stablecoin, BKT, que poderia potencialmente competir com o USDC, a stablecoin usada em muitas transações envolvendo SOL, MATIC e ADA. Ao remover esses tokens, a Bakkt poderia tentar aumentar a adoção da BKT e atrair mais usuários para sua plataforma.