Apesar da recente correção do mercado de criptomoedas, o Ethereum (ETH) tem apresentado um bom desempenho desde o início de 2023. Como resultado da pressão dos touros, a principal altcoin conseguiu ultrapassar a marca de US$ 1.500. Contudo, isso não significa que as coisas estejam bem para a atividade de desenvolvimento na plataforma de contratos inteligentes.
De acordo com os dados on-chain, o número de novos contratos implementados nas três primeiras semanas de janeiro na rede do ETH diminuiu. Caindo mais da metade, o número de novos contratos implementados no primeiro dia do ano foi de 139.699.
A criação de contratos inteligentes em um blockchain é muito importante, pois ela mostra quais atividades estão sendo feitas na rede de uma criptomoeda e quantos aplicativos descentralizados (dApps) estão sendo criados, fortalecendo o projeto nas finanças descentralizadas (DeFi), nos tokens não fungíveis (NFTs) e em outras aplicações do mercado cripto.
Um dado curioso é que a implementação de contratos inteligentes na rede do Ethereum foi acompanhada dos movimentos de preço da altcoin. Quando ela começou a subir, sua atividade de desenvolvimento estava alta, mas quando ela começou a corrigir, a atividade também viu um declínio.
Isso acontece porque quando há uma grande atividade on-chain, a demanda por espaço em um bloco é maior. Por essa razão, os desenvolvedores precisam utilizar a base ETH para conseguir realizar uma transação, fazendo com que o preço da criptomoeda suba.
Contudo, esse movimento não deve causar grandes preocupações. Afinal, estamos apenas nos primeiros 25 dias do ano e 2023 pode ser muito bom para o Ethereum, com grandes atualizações surgindo e fazendo com que a plataforma de contratos inteligentes consiga superar as suas aplicações descentralizadas de 2022, onde mais de 100.000 dApps foram lançados.
Shanghai está chegando
Os traders estão com grandes expectativas para o hard fork Shanghai que deve ocorrer em março. A atualização promete trazer nova liquidez para a criptomoeda, já que as unidades do Ethereum que estão em staking na Beacon Chain serão liberadas para negociação.
Além disso, o Shanghai deve tornar o blockchain do ETH mais escalável, com a proposta EIP 4895, e aumentar a velocidade da rede e reduzir as taxas de transferência, com a proposta EIP 4844.
A Ethereum Virtual Machine (EVM) também será atualizada, com cinco propostas aprovadas pelos desenvolvedores da altcoin, visando tornar a execução de contratos inteligentes mais segura. Em 18 de outubro de 2022, a versão testnet “Shandong” foi lançada, dando um passo importante em direção ao hard fork.