BOLHA CRYPTO GROUP

NOTÍCIAS SOBRE O CRIPTOMERCADO

Ex-CEO da Celsius é preso

Ex-CEO da Celsius é preso

Alex Mashinsky, ex-CEO da Celsius Network, foi preso após enfrentar uma série de acusações feitas por agências reguladoras dos Estados Unidos.

A SEC foi a primeira a anunciar o processo contra a empresa falida e seu ex-chefe executivo. A reguladora acusou ambos de fraude em valores mobiliários. Segundo a agência, Mashinsky e a Celsius manipularam informações sobre a lucratividade e segurança dos negócios da empresa, enganando os clientes e transformando-os em participantes desconhecidos em um fundo de investimento arriscado.

Posteriormente, o DOJ revelou uma acusação selada contra Mashinsky, detalhando dois esquemas principais. O primeiro inclui a fraude praticada contra os clientes da Celsius, através de representações falsas. O empresário teria inflacionado os preços das criptomoedas e ocultado informações sobre os riscos envolvidos, resultando em prejuízos para os clientes da empresa.

O segundo esquema, que contou com a participação do diretor de receita da Celsius, Roni Cohen-Pavon, e outros funcionários, refere-se à manipulação do preço do token CEL. A equipe de Mashinsky teria usado depósitos de clientes para lucrar pessoalmente com preços inflacionados.

Segundo as alegações do DOJ, Mashinsky e seus funcionários utilizaram os depósitos dos utilizadores dos serviços da Celsius para financiar essas manipulações, enquanto mantinham uma aparência de mercado mais amplo para o token CEL do que realmente existia.

Além disso, Mashinsky vendeu 90.000 CEL por 48.018 USDC em fevereiro de 2023, segundo os dados do @lookonchain. O empresário decidiu mover as stablecoins para a exchange de criptomoedas Coinbase, e sua carteira pessoal agora possui apenas US$5.000 em cripto.

A Celsius já estava sob escrutínio desde julho de 2022, quando a empresa entrou com um pedido de concordata após sofrer uma grande desvalorização. Essa situação levou à renúncia de Mashinsky ao cargo de CEO em setembro do mesmo ano.

É válido destacar que a Celsius se tornou popular por oferecer altos juros sobre criptomoedas depositadas em suas carteiras. No entanto, os negócios da mesma foram encerrados após maio do ano passado, quando a stablecoin TerraUSD quebrou junto com o token LUNA.

Moda cripto é na Tipo Crypto

Uma loja de moda cripto no ritmo da nova geração, que é urbana, inclusiva e descolada. Se você investe em moedas digitais, coleciona NFTs, tá plugado na Web3 ou é um Ancap, vista Tipo Crypto.

tipocrypto.com

Isenção de responsabilidade

As informações apresentadas neste artigo são apenas para fins informativos e educacionais. Nada aqui contido deve ser interpretado como aconselhamento financeiro ou sugestão de investimento. O Bolha Crypto não se responsabiliza por quaisquer perdas geradas pela utilização do conteúdo, produtos ou serviços mencionados.

Siga nossos grupos no TELEGRAM e WHATSAPP.

Leia Mais:

Mais lidas