Justin Sun, fundador da Tron (TRX), está tentando comprar 41.000 bitcoins apreendidos pelo governo dos Estados Unidos com um desconto de 10%. O empresário ofereceu o acordo de compra depois que o governo vendeu 9.861 BTCs por quase US$215 milhões em 14 de março. O rosto por trás da concorrentes do Ethereum (ETH) acredita que o negócio ajudará a minimizar o impacto potencial no mercado.
O acordo proposto por Sun surge em meio a crescentes preocupações em torno da pressão de venda sobre o BTC. Sendo assim, o executivo está aberto à ideia de executar o negócio em uma transação OTC, já que vendas de alto valor como essas poderiam afetar adversamente o preço da criptomoeda primária.
No entanto, alguns membros da comunidade cripto estão céticos sobre as afirmações de Sun porque ele é atualmente objeto de uma investigação em andamento pela SEC por fraude e manipulação de mercado. No passado, Sun também fez declarações malucas, o que leva a comunidade a questionar sua credibilidade.
Conforme relatado pelo Bolha Crypto, a venda de bitcoins pelo governo dos EUA faz parte do caso contra James Zhong, que foi acusado de lavagem de dinheiro. O Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York recebeu um documento do governo sobre o caso, afirmando que a agência começou a liquidar 51.352 Bitcoins apreendidos em conexão com o caso Ulbricht.
Ainda não se sabe se o governo dos EUA aceitará a proposta de Sun.
SEC vs Justin Sun
De acordo com a SEC, Justin Sun e três empresas afiliadas, Fundação Tron, Fundação BitTorrent e BitTorrent, agora conhecida como Rainberry, enfrentam acusações de vendas ilegais de TRX e BTT. A agência federal declarou que as vendas das altcoins foram realizadas sem registro adequado e geraram milhões em receitas ilegais dos investidores americanos.
A SEC também acusa Sun de manipular o preço do TRX e criar a aparência artificial de interesse legítimo dos investidores. Além disso, o empresário teria usado campanhas publicitárias com a participação de celebridades, como Austin Mahone, Lindsey Lohan, Ne-Yo e Akon, para manter a capitalização da altcoin em alta.
A ação da SEC busca liminares permanentes, devolução de ganhos ilícitos e penalidades civis contra Sun e suas empresas. Ademais, a agência deseja impedir que Sun participe de qualquer oferta de valores mobiliários de ativos digitais e atue como executivo ou diretor de uma empresa pública.