O mercado de criptomoedas segue sendo liderado pelos touros nas últimas 24 horas. Embora o bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH) tenham crescido em capitalização, o grande destaque do dia no top 10 é a Solana (SOL).
A concorrente do Ethereum conta com uma alta de 9% neste sábado (5). Esse crescimento veio como resultado do anúncio recente do Google Cloud.
Segundo o tweet do provedor de serviços em nuvem, o mesmo está se preparando para se tornar um validador Solana. Além disso, novos produtos e serviços podem ser vistos nessa integração.
O Google Cloud informou que se tornará membro da produção de blocos para se tornar apto a participar e validar a rede do token SOL.
Esse anúncio veio logo após a Hetzner, empresa e operadora de data center, expulsar cerca de mil validadores da rede Solana.
A empresa deu esse passo justificando que os validadores estavam violando suas políticas.
Google Cloud e Solana
Ser um validador de rede não é o único interesse do braço do Google na plataforma de contratos inteligentes. Isso porque ele está trabalhando com a Solana para levar o Blockchain Node Engine para a cadeia da altcoin até 2023.
O grande intuito desse passo é facilitar o caminho de qualquer pessoa que deseja lançar um nó Solana dedicado na nuvem.
Em suma, o Blockchain Node Engine é um serviço de hospedagem de nós e que ganhou notoriedade ao ser muito utilizado entre os desenvolvedores Ethereum.
A chegada do serviço na rede Solana tornaria o blockchain da criptomoeda facilmente acessível ao grande público.
Além disso, o Google Cloud pretende indexar dados da Solana para que o ecossistema de desenvolvedores do blockchain da SOL acesse dados históricos.
Google Cloud cada vez mais presente no mercado cripto
Em outubro deste ano (2022), o Google Cloud fez uma parceria com a exchange de criptomoedas Coinbase.
As duas empresas se juntaram para permitir que clientes selecionados pagassem por serviços em nuvem usando criptos a partir do início de 2023.
“Estamos empolgados em fazer parceria com um líder do setor e esperamos que isso permita que desenvolvedores em todos os lugares criem ótimos produtos para o ecossistema web3”, expressou a Coinbase.