Embora a Solana (SOL) tenha passado por uma forte correção como resultado da queda da FTX, ela continua com uma boa colocação no setor de tokens não fungíveis (NFTs). Contudo, a ascensão de outras redes pode diminuir a presença da concorrente do Ethereum (ETH) nessa arena.
Um dos acontecimentos recentes que prova isso é a migração dos projetos NFTs DeGods e y00ts que deve ocorrer em breve para o ETH e para a Polygon (MATIC).
O anúncio foi feito no último dia 26. A equipe do DeGods disse que está preparando uma ponte para a principal plataforma de contratos inteligentes no primeiro trimestre do próximo ano. Já a y00ts está se organizando para entrar na solução Layer 2 do MATIC.
Solana pode perder a sua força nos NFTs
Apesar de nenhum dos projetos destacar qual seria o motivo para essa mudança, a diversificação de redes deve ter sido uma possibilidade considerada. Afinal, estar presente em mais de um blockchain ajuda projetos a terem mais segurança, sem um ponto único de falha, ainda mais quando o assunto é a rede da Solana.
Esse pode ser um problema para a Ethereum Killer. Isso porque DeGods e y00ts são as maiores coleções de NFT no blockchain da SOL.
Outro fator que é válido mencionar é que os dados do Dune Analytics revelam que as transações relacionadas a tokens não fungíveis na Solana haviam diminuído. Ou seja, com a saída dos principais nomes, isso pode intensificar a queda da altcoin no mundo dos NFTs.
Sem dúvidas, uma das redes que pode se beneficiar disso é a Polygon. A Layer 2 deve ser no novo lar dos NFTs em 2023. Esse fator foi comprovado com o crescimento das colaborações que a cripto vem tendo no Reddit e no Instagram.
Nesse sentido, se a Polygon tiver força para capitalizar com o hype do y00ts, ela pode pegar a medalha de prata que pertence ao blockchain da SOL quando o assunto é o mundo dos tokens não fungíveis.
Com o interesse em NFTs da Solana diminuindo, o valor da receita coletada pela SOL também diminuirá, fazendo com que a equipe da criptomoeda tenha dificuldades com o projeto.