A Paxful, reconhecida como uma das principais exchanges de criptomoedas ponto a ponto (P2P) globalmente, comunicou a suspensão de suas atividades devido a problemas regulatórios e à saída de funcionários-chave. Neste momento, a empresa não sabe se voltará a operar.
Segundo o fundador da plataforma cripto e atual CEO, Ray Youssef, a decisão foi tomada para proteger os fundos dos clientes. Os mesmos estarão seguros e disponíveis para saque através da Carteira Paxful, que continuará funcionando normalmente.
“No momento, proteger os fundos dos clientes é minha maior prioridade”, declarou Youssef.
Além disso, a Paxful está oferecendo opções de migração fácil para clientes fora dos Estados Unidos, incluindo a Noones e a Bitnob.
Estados Unidos vs Criptomoedas
Sem dúvida, a suspensão da Paxful chama a atenção para os crescentes problemas regulatórios enfrentados pelo setor de criptomoedas nos Estados Unidos. Para exemplificar, em março, a Coinbase, principal exchange cripto dos EUA, recebeu um Wells Notice da SEC. Esse alerta notificou a empresa sobre investigações em várias ofertas e serviços, incluindo sua plataforma de negociação de bitcoin (BTC) e altcoins, Coinbase Earn e Coinbase Wallet.
Além disso, o aviso indica que provavelmente serão tomadas medidas de execução em relação a uma possível violação das leis de valores mobiliários. Contudo, a Coinbase afirmou que operará seus produtos e serviços normalmente e que está confiante na legalidade de seus ativos e serviços.
O advogado pró-cripto James Deaton ressalta que acreditar que a Coinbase foi a única exchange a receber um Wells Notice dos vigilantes é um equívoco por parte da indústria blockchain. Segundo ele, a maioria das plataformas de negociação cripto tem sido alvo de investigações recentemente. Sendo assim, é possível que tenham recebido pelo menos intimações.