Gary Gensler, presidente da SEC dos Estados Unidos, surpreendeu a comunidade de criptomoedas ao parabenizar Satoshi Nakamoto pelo 15º aniversário da publicação do white paper do Bitcoin (BTC).
Como o principal regulador do mercado financeiro nos EUA, Gensler ressaltou o impacto de Satoshi no início da revolução das criptomoedas.
“Se Satoshi Nakamoto se disfarçasse de Satoshi Nakamoto no Halloween, conseguiríamos reconhecê-lo? Feliz 15º aniversário ao famoso white paper de Satoshi que deu início ao universo das criptomoedas”.
Desde a introdução do white paper do Bitcoin, um mercado avaliado em US$1,27 trilhão foi criado, apresentando muito mais do que 20.000 altcoins, milhares de tokens não fungíveis (NFTs) e protocolos das finanças descentralizadas (DeFi).
Além disso, a SEC tem travado uma batalha ativa contra fraudes na indústria e processou algumas empresas de criptomoedas, o que alguns especialistas do setor alegam ser uma caça às bruxas.
Nesse sentido, o chefe jurídico da Ripple, Stuart Alderoty, chegou a criticar Gensler em sua postagem sobre o white paper do Bitcoin.
Alderoty apontou a ironia da postura do chefe da SEC nas redes sociais em meio a alegações de a comissão contornar o Congresso em ações regulatórias específicas. Ele se referiu a uma publicação recente do U.S. Government Accountability Office, que escrutinou a conformidade da agência com o Congressional Review Act em um boletim contábil específico.