Durante muito tempo no mercado de criptomoedas, a Solana (SOL) disputava mercado com a Cardano (ADA). Afinal, ambas altcoins se mostravam como fortes concorrentes do Ethereum (ETH) por suas capitalizações de mercado.
No entanto, a queda da FTX impactou diretamente na Solana que foi expulsa do top 10 e agora rivaliza mercado com o token meme Shiba Inu (SHIB). A briga entre as duas altcoins tem se mostrado mais favorável para o rival do Dogecoin (DOGE).
Shiba Inu voltou a ultrapassar a plataforma de contratos inteligentes no ranking do CoinMarketCap das maiores criptomoedas por capitalização de mercado. Mas esse pode ser apenas o início do triunfo do SHIB. Afinal, pontos negativos rondam a Solana, enquanto o lado positivo se mostra favorável ao token na rede Ethereum.
Solana vs Shiba Inu
No momento da escrita do artigo, a diferença entre as duas criptos por capitalização de mercado está entre US$70.000 e US$80.000. Embora os preços de SOL e SHIB estejam em níveis baixos, as narrativas que rodeiam as duas altcoins são diferentes.
Analisando a Shiba Inu, podemos dizer que ela deve seguir os passos de seu antecessor. O Dogecoin está em ascensão com a especulação de que a criptomoeda meme poderá ser utilizada na fase 2.0 do Twitter.
No passado, os tweets de Elon Musk fizeram com que o DOGE não apenas disparasse, mas criasse um hype de altcoins com logo de cachorros, onde o SHIB foi um dos grandes destaques.
Além disso, no dia 6 de dezembro, o DOGE fará aniversário. Sendo assim, a expectativa está grande para uma publicação de Elon Musk sobre a cripto e a pressão positiva em seu preço. Se a história se repetir, a Shiba Inu pode surfar na mesma onda de alta.
Por outro lado, a Solana amarga a negatividade de sua presença no império de Sam Bankman-Fried (SBF). Só para exemplificar, a empresa de trading de SBF, Alameda Research, detém 48.6 milhões de tokens SOL.
Esse valor representa 65% de todos os tokens em staking e 8.75% do total da Solana em circulação.
Apesar dessa quantia estar bloqueada, ainda existe muita nebulosidade nesse contexto. Mesmo que a Alameda deixe a criptomoeda presa por conta dos processos e andamento da justiça, o FUD está presente com investidores preferindo largar suas posições na altcoin.