Conforme observado nos últimos dias, a Solana (SOL) voltou ao interesse de alguns investidores de criptomoedas. Na semana passada, a capitalização de mercado da altcoin subiu 70%, fazendo com que ela voltasse para o top 10. No entanto, boa parte desse aumento veio através de uma altcoin meme.
O Bonk (BONK) começou a chamar a atenção nos primeiros dias de 2023. Em resumo, essa altcoin é mais um meme blockchain e é vista como uma grande especulação de mercado. No entanto, ela possui uma pequena peculiaridade.
De acordo com o site do projeto, o token na rede da SOL nasceu com o intuito de tirar a imagem da Alameda Research da Solana. Para isso, sua meta é fazer com que a liquidez volte para o ecossistema da Ethereum killer.
Sem dúvida, isso é muito curioso. Afinal, é uma altcoin meme sendo responsável por fazer um dos maiores projetos das finanças descentralizadas (DeFi) e dos tokens não fungíveis (NFTs) subir, enquanto projetos sérios e com fundamentos não o fizeram em 2022, mesmo antes do escândalo do império de Sam Bankman-Fried (SBF).
Mas, conforme esperado, o Bonk não conseguiu manter sua força de alta e já corrigiu muito. Isso porque, no geral, o mundo está passando por uma grande falta de liquidez e não há dinheiro infinito para se colocar em uma altcoin meme, fortalecendo ainda mais o conceito de que há uma grande especulação em torno do token.
O que pode fazer com que a Solana continue crescendo?
De fato, 2023 pode ser um bom ano para a Solana. Um dos passos a serem dados nos próximos meses é a melhoria da rede da plataforma de contratos inteligentes.
No ano passado, Anatoly Yakovenko, cofundador da Solana, declarou estar ciente dos problemas de interrupções da criptomoeda. Ele afirmou que o segundo cliente validador pode ser o que a criptomoeda precisa para melhorias de longo prazo.
A novidade terá uma equipe de desenvolvimento de software separada, o que diminui a probabilidade de erros no código, segundo Yakovenko.
Uma Solana com uma rede mais robusta pode ajudar a atrair mais desenvolvedores, o que resultaria em mais projetos e usuários da rede, o que pode ajudar significativamente na capitalização da Solana.
Claro que um grande feito da Solana não deve passar despercebido. Mesmo com o grande interesse em torno do BONK, a altcoin conseguiu se manter firme e sua rede ficou estável, o que não aconteceu com outros projetos que chamaram a atenção na rede da SOL no passado, como o jogo NFT SolChicks, por exemplo.
Mas não é apenas isso
Mesmo com todas as dificuldades do ano passado, a Solana ainda possui uma das redes com taxas de transação mais baixas. Além disso, sua experiência de usuário, tanto para o desenvolvedor quanto para o investidor cripto do dia a dia, é muito boa. Um grande exemplo disso é a carteira Phantom da Solana, que tem uma das melhores usabilidades no meio blockchain.
Além disso, a presença da altcoin no DeFi continua forte. Sua exchange descentralizada (DEX), Orca, é a de maior volume após as DEXs na rede do Ethereum (ETH). Embora a Solana apareça apenas em 11º lugar quando o assunto é a cadeia com maior valor total bloqueado (TVL), isso apenas mostra o seu potencial de crescimento, tendo em vista que a Solana já foi uma das maiores do top 10.
Ademais, a atividade de desenvolvimento no blockchain concorrente do ETH aumentou, segundo os dados da Santiment e o volume social nas redes da Solana também está em crescimento. Isso indica que melhorias devem ser vistas na altcoin nos próximos meses e a comunidade cripto tem demonstrado interesse na criptomoeda.