Na última sexta-feira (10), Eddy Alexandre, CEO da suposta plataforma de negociação de criptomoedas chamada EminiFX, confessou sua culpa em relação a uma acusação de fraude de commodities.
De acordo com a Procuradoria dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, ele concordou em pagar US$ 248,8 milhões, além de realizar a devida restituição do valor ligado à fraude financeira.
Segundo o Procurador Damian Williams, Alexandre teria obtido investimentos de dezenas de milhares de investidores sob a falsa promessa de retornos semanais de pelo menos 5%, fabricando esses retornos para enganar os investidores.
“O golpe de Alexandre fez com que os investidores perdessem milhões de dólares, e este caso deve servir como mais um aviso aos executivos de criptomoedas de que o Distrito Sul de Nova York está observando de perto e pronto para processar toda e qualquer má conduta nesse mercado”, disse ele.
De acordo com as acusações, Alexandre teria transferido pelo menos US$ 14,7 milhões para sua conta bancária pessoal e utilizado os fundos de investidores para adquirir um carro BMW para si mesmo.
O crime pelo qual Alexandre confessou sua culpa é passível de uma pena máxima de 10 anos de prisão, segundo as leis dos Estados Unidos.