De acordo com a agência de notícias russa Vedomosti, o Irã e a Rússia estão colaborando para lançar uma stablecoin lastreada em ouro. O token, batizado de “Golfo Pérsico”, deve servir como forma de pagamento no comércio exterior.
Alexander Brazhnikov, diretor executivo da Associação Russa da Indústria de Criptomoedas e Blockchain, disse que a stablecoin será lançada com o intuito de permitir transações entre países, sem a necessidade de utilizar o dólar americano, por exemplo.
O relatório destacou que a stablecoin respaldada em ouro pode ser implementada inicialmente na Zona Econômica Especial de Astrakhan, onde a Rússia já aceita remessas comerciais do Irã, oferecendo aos investidores uma nova oportunidade de estabilidade financeira e segurança.
Contudo, o legislador Anton Tkachev deixou claro que esse projeto de stablecoin só será possível quando a Rússia regulamentar o mercado de criptomoedas local. É importante ressaltar que a promessa de que a indústria blockchain será regulamentada no país da Eurásia ficou para 2023.
Irã e Rússia no mercado de criptomoedas
A entrada dos países no mundo das stablecoins pode ser um avanço no entendimento da importância das criptomoedas. Isso porque o Irã e a Rússia já proibiram seus residentes de usar criptos como forma de pagamento, incluindo ativos estáveis.
No entanto, mesmo o Irã não permitindo que as pessoas utilizem criptomoedas no dia a dia, ele aprovou o uso de ativos blockchain para importações no país. Em 2022, devido às fortes sanções comerciais internacionais, o país deu esse passo.
A Rússia também fez um caminho semelhante. Após sofrer sanções devido ao ataque à Ucrânia, o Banco Central do país concordou em permitir a utilização de criptomoedas no comércio exterior, mas os ativos que poderiam ser utilizados para essas transferências ainda não foram divulgadas até o momento da escrita deste artigo.
Conforme relatado pelo Bolha Crypto, a Rússia pode estar planejando criar uma exchange de criptomoedas controlada pelo governo. Em novembro passado, deputados russos discutiram essa ideia com representantes da indústria. O objetivo principal dessa iniciativa seria oferecer aos cidadãos locais uma plataforma centralizada para declarar e converter seus bitcoin (BTC) e altcoins em dinheiro emitido pelo governo.