O Bitcoin continua sendo alvo de críticas do economista Peter Schiff. Dessa vez, o defensor do ouro destacou as altas taxas e tempos de transação do BTC, especialmente após o halving.
Segundo Schiff, o custo para realizar uma transação com Bitcoin pode chegar a US$128, e a confirmação pode levar mais de uma hora. Para o economista, esses fatores impedem que a cripto funcione efetivamente como uma moeda digital:
“O custo para usar o Bitcoin como moeda é proibitivo para a maioria das transações. Isso é um fracasso”.
Em comparação, Schiff citou o ouro como um ativo que poderia ser tokenizado em uma blockchain, tornando as transações “quase instantâneas e com custos mínimos”.
No entanto, a exchange de criptomoedas BitMEX apresenta uma visão oposta.
De acordo com a BitMEX Research, as altas taxas de transação do Bitcoin podem ser vistas como um indicador de sucesso, pois refletem a adoção da rede. Apesar disso, o relatório também reconhece que essas taxas podem limitar o uso do BTC no dia a dia e dificultar sua adoção futura.
Além disso, é válido dizer que Schiff não comentou que um dos fatores que contribuíram para esse aumento absurdo nas taxas do Bitcoin foram as inscrições de Ordinals na criptomoeda. Inclusive, o próprio economista possui sua coleção da categoria na blockchain do BTC.
O Bitcoin não falhou com o seu propósito. Ele vem sendo utilizado para fins para os quais não foi desenvolvido e isso tem criado barreiras para que a criptomoeda primária seja usada no dia a dia. Mas essa culpa não é do BTC e sim do mercado que tenta a todo custo tratar a cripto como mais um investimento.